Histórico
A hidrossemeadura teve início nos Estados Unidos na década de 50. Em seguida passou a ser utilizada também em países da Europa e hoje já é conhecida no mundo todo.
O que é?
É um processo desenvolvido para grandes áreas onde há a necessidade de proteção imediata do solo.
Além da velocidade, é uma técnica de baixo custo quando comparada a outros processos existentes, entre eles a grama em placas.
Aplicação
A hidrossemeadura é aplicada por equipamentos específicos para este fim. Em um tanque que dispõe de um misturador, acoplado com uma bomba de aspersão hidráulica de alta pressão e motor próprio, é preparado o mix a ser aplicado definido anteriormente em avaliação prévia do local a ser plantado.
O mix é composto de sementes, fertilizantes, mulch e adesivos fixadores.
Com o misturador em movimento para que se obtenha uma mistura homogênea os insumos um a um são adicionados ao tanque com água até o meio. Após a colocação dos insumos o tanque é preenchido com água se necessário.
Por fim a massa obtida é aplicada ao solo preparado com pequenas covas por hidrojateamento. Existem casos onde o solo se encontra com maior rugosidade ou aterros não compactados que a abertura das covas pode ser dispensada.
Semeadura Manual
Processo utilizado em áreas onde não é possível a entrada de equipamentos ou pequenas áreas.
Em taludes de corte ou aterro deve se executar a abertura de covas. As sementes são misturadas com fertilizante e lançadas manualmente sobre o solo.
Plantio de grama em mudas
Também recomendado para áreas de difícil acesso ou pequenas áreas. Processo pouco utilizado mas que deve ser considerado.
Biomantas
As biomantas são confeccionadas com fibra de coco, colmos de capim desidratados e ainda pode ser utilizada telas de juta. As mais tradicionais são as de fibra de coco que tem a preferência da maioria das empresas.
É uma solução para áreas mais suscetíveis a erosão e deslizamentos de terra uma vez que aplicadas impedem a choque direto da água da chuva sobre o solo.
Para aplicação das biomantas antes é necessário a realização de todo o processo de hidrossemeadura ou semeadura manual onde não for possível a aproximação de equipamento de hidrossemeadura.
As biomantas podem ser fixadas com grampos de aço ou madeira sempre próximas ao solo evitando que fique levantada possibilitando assim a passagem da vegetação.